Quando obter um empréstimo? A maneira certa de abordar o financiamento empresarial
A necessidade de capital: um desafio comum para os empreendedores
Como proprietário de uma empresa, a necessidade de capital e financiamento é um desafio comum. De vez em quando, você pode se deparar com oportunidades de pedir dinheiro emprestado, seja por meio de um método de pagamento, de uma fintech ou até mesmo do seu cartão de crédito oferecendo fundos. A questão é: quando faz sentido contratar um empréstimo?
Quando um empréstimo não é aconselhável
No entanto, também existem situações em que contrair um empréstimo não é uma boa ideia. É necessário avaliar as taxas de juros e os prazos de reembolso, mas o objetivo principal desta discussão não é o cenário do empréstimo em si, mas sim a motivação por trás da contratação do empréstimo.
Quando considerar fazer um empréstimo
Quando você deve fazer um empréstimo? Para ajudar seu negócio a crescer, aumentar seu estoque, invista em mais mercadorias, publicidade, contratação de novas pessoas ou aquisição de novas ferramentas. Os empréstimos destinam-se a investimentos e não a tapar buracos.
Se você tem dívidas e despesas descontroladas, a solução é ajustar o seu fluxo de caixa. Você pode ter uma despesa que não está alinhada com o seu negócio ou um fluxo de caixa desorganizado.
Negociando com credores: uma abordagem melhor
Se você tem dívidas, negocie diretamente com seus credores. Lembre-se de que o principal interesse do credor é que você pague a dívida, portanto, ele provavelmente trabalhará com você para encontrar um plano de pagamento que você possa gerenciar. Já negociei inúmeras vezes com fornecedores e não me lembro de um único caso em que eles não concordassem em negociar.
Você também pode negociar diretamente com instituições financeiras caso sua dívida seja com um banco, por exemplo. O segredo é evitar contrair empréstimos para pagar despesas ou dívidas. Essa é uma receita para o desastre.